terça-feira, 2 de junho de 2009

17 de maio - 20 da intervenção na Casa de Saúde Anchieta


No dia 17 de maio de 2009 o núcleo "Por Uma Sociedade Sem Manicômiso", participante da RENILA, realizou ato público em comemoração aos 20 da intervenção na Casa de Saúde Anchieta, antigo hospital psiquiátrico que existia em Santos, SP.

O evento foi realizado em frente ao prédio onde era instalado o hospital, e atualmente algumas famílias fizeram sua residência. Após o fim das atividades, o prédio ficou abandonado, e para evitar que a população de rua tomasse conta, um dos moradores da vizinhança começou a cuidar do espaço. Com o tempo, pessoas começaram a pedir auxilio para moradia, e então espaços foram organizados dentro do prédio para este fim.

Contou com a participação de ex-internos do hospital, que contaram um pouco da experiência vivida na época. Histórias de agressões, eletrochoques e maus tratos foram relembradas. Funcionários do antigo hospital também estiveram presentes, contando sobre a luta que travaram para atuarem de maneira a humanizar o atendimento.



Foram oferecidas atividades artísticas, como pintura em guache e montagem de ikebana, e os atuais moradores do espaço também participaram destas atividades.


Foi o reencontro com um dos marcos históricos da saúde mental brasileira, pois a C. S. Anchieta foi o primeiro hospital psiquiátrico a ser interditado no pais.

Resta-nos agora continuar a luta antimanicomial, buscando melhorias nos atendimentos dos CAPS e estarmos atentos a criação de novos hospitais, pois o modelo de atendimento opressor ainda parece pairar sobre a saúde do pais...

Um comentário:

  1. oiiiiiiiiiiiiiii
    galera aqui sou eu o roberto junior da associaçao franco rotelli e espero vcs colocar mais foto sobre esse evento e outros eventos da saude mental e espero que tudo mude na nossa vida pq estamos precisando demais e ajudar do gorveno e profissionais na area da saude mental para isso vcs tem que esfoçar o trabalho e melhoria da saude mental entao qualquer oisa irgo entra no meu msn
    martinsneteu@hotmail.com
    vc tambe aureria entrar tabe no meu msn aleu e aquele abraço de roberto junior da associaçao franco rotelli

    ResponderExcluir